Planejamento da força de trabalho para o ganho de produtividade da equipe

Na semana passada, realizamos uma pesquisa aqui no LinkedIn onde 60% dos respondentes enfrentam desafios relacionados à necessidade de aumentar a produtividade de suas equipes.

Esse dado me fez refletir sobre como o planejamento estratégico da força de trabalho é essencial e pode ser a chave para resolver essa questão.

Mas o que é o Planejamento Estratégico da Força de Trabalho?

É um processo que alinha as necessidades empresariais, com o perfil dos profissionais. Este processo ajuda a identificar lacunas de competências, ajustar o tamanho da equipe e desenvolver talentos para atender às mudanças do mercado.

Este processo não é apenas uma ferramenta para a área de Recursos Humanos; é fundamental para qualquer líder que busca otimizar os recursos de sua equipe, pois esse processo envolve entender profundamente as necessidades atuais e futuras da organização e desenvolver estratégias para alinhar a equipe com essas necessidades.

Para um processo assertivo, devemos incorporar neste planejamento, processos que promovam a eficiência como:

1. Objetivo estratégico da empresa: Sabendo-se onde a empresa se encontra, e qual o seu objetivo futuro (desafios, oportunidades e tecnologias), o líder consegue mapear a sua necessidade de mão de obra futura (habilidades e conhecimentos necessários).

2. Programa de Preparação para a Aposentadoria: Identificação antecipada de
profissionais próximos à aposentadoria permite o planejamento sucessório
adequado, garantindo que não haja perda de conhecimento crítico.

3. Avaliação de Desempenho: Fornecem os dados cruciais sobre quais competências precisam ser desenvolvidas ou aprimoradas.

4. Treinamento e Desenvolvimento: Deve ser projetado para preparar os
profissionais para responsabilidades futuras.

Atrelando estes processos de Gestão de Pessoas ao planejamento de Mão de Obra, conseguimos os seguintes resultados:

1. Identificação de lacunas de competências.
2. Alocação de recursos, para os processos/projetos de RH.
3. Preparação para o futuro.
4. Prontidão Operacional/Gestão

Portanto, se você está buscando melhorar a produtividade da sua equipe, recomendo começar com um planejamento detalhado da força de trabalho, pois desta forma, consegue-se garantir a perenidade e sustentabilidade do negócio.

more insights

Planejamento Financeiro, um parceiro da Carreira

Ao lançar-se no mundo profissional, muitos de nós estamos focados em conquistas imediatas: uma promoção, um novo emprego, ou um aumento salarial.

No entanto, há um aspecto frequentemente negligenciado por profissionais de todas as idades: o planejamento para a aposentadoria e/ou para momentos da perda do emprego.

Read more >